quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Memósrias de Uma Gueixa

Memórias de uma gueixa!

Não nem palavras para descrever o quanto gostei desse filme. Em meio tantos filmes, no nível “mais ou menos” que está atualmente os cinemas, este que peguei em DVD foi uma grata surpresa. Eu até imaginava a história diferente.

A história é um relato de Chiyo , uma menina que é vendida para uma casa de gueixas e mergulha a fundo em suas tradições mostrando todo o treinamento da arte de um dos símbolos mais tradicionais do Japão.

Spoiler:

Inicialmente, Chiyo é enganada pela Gueixa principal da casa, Hatsumomo, que em meio as suas chantagens acaba por destruir as chances de Chiyo se tornar uma gueixa.

Contudo, a pequena menina se apaixona por um Homem que ela apenas conhece como Presidente. Nisso, ela toma forças para querer se tornar uma gueixa e reencontrar seu amor. Nisso, a sorte lhe sorri e a principal Rival de Hatsumomo, chamada de Mameha, se oferece para treiná-la.

Após um duro treinamento, Chiyo se torna a gueixa mais famosa do Japão, superando Hatsumomo. Assim, Chiyo passa a se chamar Sayuri.

O tempo passa, a Guerra assola o Japão. Em meio a tragédia, Sayuri vê a chance de rever seu presidente e retomar o manto de Gueixa. Contudo, o passado também veio para cobrar seu preço.

Não há como não se encantar com tudo no filme, desde fotografia até locações. Já havia visto documentários sobre o mundo das Gueixas antes, mas a maneira como foi representado no filme, supera em muito a imagem ocidental delas.

Nem prostitutas como alguns dizendo, nem meras companhias como outro falam.... são muito mais que isso ou ainda apenas, Gueixas.

Nenhum comentário: