sexta-feira, 14 de dezembro de 2007



Tarot Café

Autora: Sang-sun Park

Bom, mangás coreanos nunca me chamaram a atenção, contudo este eu me vi obrigado a adquirir. Estava entre comprar este e a adaptação de “O estranho mundo de Jack”, por motivos financeiros acabei levando e apostando no Tarot Café.

È difícil de avaliar este mangá... talvez as palavras bom e ruim não caibam aqui. Por um lado ele tem um proposta que segura qualquer leitor... por outro lado a história não foi trabalhada bem como eu esperava. A arte, então, tem seus altos e baixos.

A história gira em torno de Pâmela que é dona de um café onde joga cartas de tarot para seus clientes. Após a meia noite, ela passa a receber clientes um tanto ... incomuns...seres imortais, mitológicos, mágicos e o que mais puder imaginar...Entre vampiros e bonecas vivas, cada um traz uma história em busca de solução nas caras de Pâmela.

O que obviamente mais me levou a comprar foram os desenhos que são altmante inspirados ou no estilo Góthic Lolita ou em assuntos que lembram o estilo (vampiros, bonecas, fadas). Em seus detalhes (textura, molduras e roupas) a desenhista mostra um ótimo trabalho. Em outros momentos, quando tem que retratar algumas expressões de personagens que passam muito mau trabalhado (repetitivos as vezes), as vezes sem expressão alguma.

A história central não chega a ser trabalhada. Tudo aponta que Pâmela tem sua história, mas isso nem de longe foi tocado no primeiro volume. Em si, ela é protagonista da história mas dá a impressão de que foi a que menos apareceu. Não achei o desenho dela nada chamativo e a personagem nada carismática. Mas chega a ser ruim? Não. Isso é estranho... ainda sim, com tudo isso, vou comprar os próximos volumes.

Me convenceu!